Casa Hotel: mais do que uma tendência, uma evolução no jeito de morar
Com menos tempo e mais consciência, brasileiros preferem espaços mais simples, personalizados e funcionais.
O estilo de vida do brasileiro está em plena transformação. Com menos tempo em casa e mais consciência, as pessoas estão reavaliando seus valores, formas de consumo e reorganização do espaço. Dessa forma, a vida em casa está se tornando semelhante a vida em hotel, onde os ambientes são mais simples e funcionais e as experiências e o bem-estar são prioridade.
Versatilidade:
A arquiteta Katalin Stammer conta que a procura por móveis multifuncionais, que diversifiquem a composição do ambiente, está cada vez maior. As mesas dobráveis são exemplos de peças que ajudam a aproveitar melhor o espaço. “Por muito tempo o brasileiro cresceu e morou em casas e, agora, passou a viver em locais menores, com menos espaço e quintal. Com o tempo escasso precisa que tudo seja facilitado dentro do lar”.
As portas complanares (de correr) e móveis basculares contam com ferragens acopladas que permitem dividir e aproveitar melhor os ambientes. Além disso, os móveis também podem ganhar mais tipos de uso.
Ressignificação dos Cômodos:
Além das multifuncionalidades, os espaços dentro das residências estão sendo ressignificados. Antes era muito comum ter atividades específicas para serem feitas em cada cômodo. A sala de estar era destinada exclusivamente para receber visitas, a sala de jantar para fazer as refeições e cozinha para preparar cafés, almoços e jantares.
“Hoje não existe mais protocolos sociais para cumprir dentro de uma casa, cada um monta como acha melhor. Se você precisa que mude a composição do ambiente para que funcione bem pra você, um sofá cama ao invés de uma cama, é isso que você fará”, explica a arquiteta.
Agora, na cozinha por exemplo, é comum que as pessoas utilizem a mesa para também criar um espaço de estudo e trabalho. Em contrapartida, há pessoas que aproveitam para fazer as refeições na sala enquanto assistem TV ou leem um livro.
Durabilidade:
Peças que exigem menos trabalho com a manutenção são mais procuradas. Os sofás de couro, por exemplo, são mais resistentes, duram mais tempo, o que também representa menos gastos.
“A preferência, portanto, na compra está direcionada a tudo que traga mais praticidade, funcionalidade, dentro da rotina de cada um. Com isso, sobra mais tempo para descansar e aproveitar o aconchego do seu lar, como se estivesse num hotel”, conclui Katalin.
Por © Katalin Stammer | Arquitetura e Design
Atualle e Forúm Ecommerce Brasil: A maior feira da américa latina conta com Cabines Attenua
BLOG Atualle e Forúm Ecommerce Brasil: A maior feira da américa latina conta com Cabines Attenua. Nesta 15ª edição do Fórum E-commerce Brasil, as cabines individuais SOLO, além de oferecerem excelente performance em atenuação sonora, também proporcionaram pontos de...
Atualle executa ambientes completos para administrativo de grande empresa do agronegócio em Sorriso – MT
BLOG Atualle executa ambientes completos para administrativo de grande empresa do agronegócio em Sorriso - Mato Grosso. Uma fazenda provedora dos principais grãos produzidos e exportados no Brasil, a soja, merece a mesma atenção e padrão de qualidade em seu espaço...
Projeto completo: Atualle garante soluções para sede administrativa Biotrop com foco tecnologias biológicas para agronegócio.
BLOG Projeto completo: Atualle garante soluções para sede administrativa Biotrop com foco tecnologias biológicas para agronegócio. Encerramos o ano de 2023 com este ensaio magnífico e não poderíamos deixar de falar nos mínimos detalhes que contemplam esta grande...